A NOSSA HISTÓRIA!

Foi no seio de um grupo de amigos que surgiu a ideia de criar uma associação que fizesse com que as pessoas da aldeia de São Joaninho ocupassem os seus tempos livres de uma maneira diferente daquela a que estavam habituadas, ou seja, alguma coisa que dinamizasse a aldeia e as pessoas a nível cultural, fazendo com que as nossas gentes divulgassem as nossas tradições e cultura a outras regiões.

Assim, no dia 1 de Maio de 1972, foi fundado o Clube Recreativo de São Joaninho que possuía várias actividades, como o Rancho, o Teatro e uma equipa de Futebol que chegou a ocupar um lugar na 1ª Divisão Distrital de Viseu.

Inicialmente, as instalações do CRSJ funcionavam na cave de uma casa localizada no centro da aldeia, onde funcionava um pequeno Bar, funcionando como ajuda financeira para comportar as várias atividade. Mais tarde foi adquirido um terreno onde foi construída a sede do CRSJ e onde nasceu o primeiro recinto desportivo da aldeia (agora Polidesportivo). Era neste recinto desportivo, que todos os verões, se realizavam torneios de Futebol de Salão que levavam um grande número de pessoas a assistir aos jogos ali realizados.


Construção da sede do Clube Recreativo de São Joaninho

Na década de 80 algumas modalidades foram surgindo, tais como, o Atletismo, Ciclismo, Futebol Feminino, mas ao mesmo tempo, as despesas também iam aumentando e os fundos de apoio do Estado nunca chegavam a ser mais do que simbólicos, fruto das várias crises económicas que o País conheceu e, infelizmente, continua a conhecer, e face à situação do País a maior parte dos jovens de então viram-se na obrigação de emigrar para encontrar uma vida melhor. A falta de apoios e de jovens dinamizadores fez com que quase todas as actividades do CRSJ cessassem, surgindo, esporadicamente, apenas uma ou outra peça de teatro.


Sócios do clube

Mas nos meados da década de 90 o CRSJ surgiu em força de novo, com a construção do pavilhão Polidesportivo (primeiro no concelho de Santa Comba Dão), o que foi um factor de motivação para que outros projectos arrancassem, nomeadamente, a restauração do bar, a melhoria da sala de espectáculos e mais tarde a construção de balneários modernos no nosso campo de futebol no Espinho. Mais tarde foi construído um moderno auditório junto à nossa sede. Uma vez construídas todas as infra-estruturas necessárias para a nossa afirmação, só restava criar o “conteúdo” para as mesmas.

O crescente progresso de âmbito cultural que o Clube Recreativo de S. Joaninho tem dinamizado ao longo dos anos, na região, conduziu grande parte dos sócios e mesmo de toda a população, em sentir necessidade de criar e desenvolver grupos de música, teatro e folclore, os quais tem raízes muito fortes ligadas a esta localidade, já existiram há alguns anos atrás, e assim:

• No ano de 1999, formou-se o Grupo de Música Popular “OS UNIDOS” ;

• No ano de 2000, teve início a formação do grupo de Teatro “CÉNICO DE S. JOANINHO”;

• No ano de 2001, foi criado o Grupo de TEATRO INFANTIL;

• No ano de 2002 surgiu o Rancho Folclórico;

• No ano de 2005 teve inicio o Futsal e o Futebol de Escolas;

Entretanto algumas destas atividades foram, infelizmente, encerradas. Estando em ainda em ação a tuna "Os Unidos" e um festival de teatro anual, entre outras atividades. O rancho continua a sua atividade desvinculado do clube.


CD editado com músicas da tuna "Os Unidos"

Esta Associação, que possuíu grupos amadores desta dimensão, é reconhecida por muitas pessoas, como tendo efectuado um trabalho notável a nível do Concelho de Santa Comba Dão, e, que tem divulgado a região, a sua cultura, as suas tradições por todo o país.

É também com alguma dificuldade, que se têm levado estes projectos em frente, nomeadamente ao nível financeiro, no entanto, continua a ser nossa pretensão dar continuidade a todas estas actividades e, se possível melhorá-las, através da formação, do interesse, da captação de valores, do empenho de jovens e gentes da terra para esta finalidade.